Holambra, a cidade das flores

 


Holambra é uma cidade do interior de Campinas que fica a pouco mais de 130 km da capital de São Paulo. Assim como a Holanda, país que ocupou a região no pós-guerra, a cidade é reconhecida pela sua produção de flores, sendo a maior exportadora da América Latina.

\"homem

Embora pareça intencional, produzir flores não era o objetivo dos primeiros imigrantes que povoaram a antiga fazenda Ribeirão em 1948. A primeira atividade econômica foi a produção de leite e derivados. Contudo, o gado holandês não resistiu às doenças tropicais e foi logo dizimado. Seguiu-se então um esforço na área da suinocultura e na criação de galinhas, mas foi o cultivo de flores, idealizado por um novo grupo de imigrantes em 1951, que prosperou.

Desde de 1981, Holambra promove anualmente a Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. A cidade recebe cerca de 1 milhão de visitantes por ano, 300.000 em setembro, durante a Expoflora. Até hoje o município conserva os costumes de seus imigrantes, incluindo a língua holandesa, e é principalmente durante a festa das flores que toda essa tradição pode ser apreciada. Culinária, artesanato, vestuário, música e danças típicas, tudo acontece na Expoflora.

\"símbolo

A cidade conserva também, os símbolos, a arquitetura e até o hábito de andar de bicicletas dos holandeses, referências visíveis o ano todo. Em termos de números, surpreende o fato de cada flor comprada em todo o país ter 40% de chance de ter nascido em Holambra. Além disso, 80% de toda a exportação florícola, é holambrense.

Curiosidades de Holambra

Holambra emancipou-se em 1991, tem pouco mais de 65 km² e destaca-se por ter o 61° índice de qualidade de vida do Brasil e o melhor índice de segurança do país. Um terceiro dado interessante, que simboliza a tranquilidade da cidade é o fato de Holambra ter apenas um semáforo. E como não podia deixar de ser, a cidade também tem um moinho, o maior da América Latina, com 38,5 metros de altura, o equivalente a um prédio de nove andares.